Num mundo onde tudo parece fácil, onde “influencers” fazem sucesso repentino e todos parecem viver uma vida de conto de fadas, é difícil mesmo manter sua mente sã e focada nos seus objetivos (ajr_images/Getty Images)
CEO e sócio da FESA Group - Colunista Bússola
Publicado em 2 de julho de 2024 às 07h00.
Fomos forjados a pensar que nossos concorrentes são aquelas empresas que possuem exatamente o mesmo produto ou serviço que fazemos ou prestamos. Isso foi a regra durante décadas ou até mesmo por séculos.
Recentemente, com as famosas “disrupções” de mercado, começamos a ter medo de que seu futuro concorrente não virá do seu próprio mercado, assim como o Airbnb impactou o mercado de hotelaria, a WeWork o de escritórios corporativos e por aí vai.
Mas o pior concorrente que você pode ter é aquele que te conhece muito. Ele tem o seu modelo mental, tem a sua formação, tem os mesmos hábitos e manias que você e tem um poder absurdo de te travar e interromper seus projetos e, por consequência, seus sonhos.
Sim, é você mesmo! Seu maior concorrente, é você mesmo. Em um mundo onde a fartura de informação e de oportunidades está aí, disponível para todos (ou quase todos), sua maior barreira é a sua capacidade de ação.
Ouvi de um grande amigo e empresário que ele mede sucesso não pelo ponto de chegada e sim pelo quanto você caminhou.
Qual a sua motivação para caminhar muito? Ou você é daqueles que já se cansa só de pensar no trabalho que dá, sair do ponto A para o ponto B? Reflita com calma e seja sincero com você mesmo.
Se você pudesse se colocar no lugar do seu concorrente, você olharia para você e qual frase viria à sua mente?
1 – Caramba. Para ganhar desse concorrente vou precisar me reinventar, me esforçar mais que o normal, superar meus limites. Dá aquele frio na barriga?
Ou vem essa 2ª imagem:
2 – Esse concorrente aí está acomodado. Faz tempo que não se mexe, não faz nada novo, não me desafia.
O que quero dizer aqui é: não seja seu pior concorrente. Seja o seu MELHOR concorrente. Não perca para você mesmo.
Pode parecer básico pensar assim, mas quanto a rotina e o dia a dia te consomem e te puxam “para baixo”?
Num mundo onde tudo parece fácil, onde “influencers” fazem sucesso repentino e todos parecem viver uma vida de conto de fadas, é difícil mesmo manter sua mente sã e focada nos seus objetivos. Mas recomendo fortemente que não caia nessas armadilhas e nem desista.
O gostinho de vitória ao olhar para trás e ver que você superou a você mesmo é indescritível.
Siga a Bússola nas redes: Instagram | Linkedin | Twitter | Facebook | Youtube