Brasil

São Paulo lança aplicativo de táxi criado no Rio

Criado pela Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação da Prefeitura (Iplan-Rio), o app Táxi Rio já tem 16,5 mil profissionais cadastrados

Homem chama táxi via app (Foto/Thinkstock)

Homem chama táxi via app (Foto/Thinkstock)

share
EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 31 de março de 2018 às 17h51.

Rio - Será lançado em São Paulo na segunda-feira, 2, o aplicativo SP Táxi - fruto de uma transferência de tecnologia do Rio de Janeiro. Criado pela Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação da Prefeitura (Iplan-Rio), o app Táxi Rio já tem 16,5 mil profissionais cadastrados na cidade. O município já negocia também a transferência para outras 13 cidades do País, além de São Paulo, entre elas, Campinas e Ribeirão Preto, Recife, Salvador e Brasília.

O nosso app atende a todas as expectativas de um aplicativo comum, mas com alguns diferenciais. Um dos maiores diferenciais é a segurança, porque todos os motoristas são cadastrados e os trajetos dos taxistas são acompanhados", explica o presidente do Iplan, Fábio Pimentel de Carvalho.

Uma outra vantagem, segundo Carvalho, é que o aplicativo permite que motorista e passageiro negociem o preço das viagens em tempo real, de acordo com horário, local e disponibilidade de carros na região.

"Como o aplicativo acompanha os trajetos dos taxistas, ele nos fornece ainda vários dados que podem embasar futuras políticas públicas", afirma o presidente do Iplan. "São várias informações, como os principais deslocamentos, o tíquete médio, quanto tempo roda tripulado, gasto de combustível, a concentração de carros por horário, entre muitas outras coisas", diz Carvalho "Com essas informações, podemos definir, por exemplo, como posicionar melhor os carros, entender para onde vão os táxis quando chove."

Acompanhe tudo sobre:AppsRio de Janeirosao-pauloTáxisTransportes

Mais de Brasil

Campanha de Boulos confia em histórico de viradas improváveis e busca indecisos para vencer em SP

Três Poderes devem fechar acordo para liberar emendas até amanhã, com votação na próxima semana

Cícero Lucena tem 62,5% e Marcelo Queiroga, 29,8%, no segundo turno em João Pessoa, diz Futura