O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) (Lula Marques/Agência PT)
Valéria Bretas
Publicado em 3 de dezembro de 2015 às 08h48.
São Paulo – Os parlamentares do Partido dos Trabalhadores (PT) devem apresentar hoje ao Supremo Tribunal Federal (STF), um pedido de afastamento do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), por chantagem e abuso no cargo.
Segundo relato da coluna da Mônica Bergamo do jornal Folha de S. Paulo, os deputados da bancada petista vão expor testemunhos e evidências de que Cunha utilizou seu poder no cargo para barrar as investigações que seguem contra ele no parlamento.
De acordo com a publicação, o peemedebista teria ameaçado três membros do PT que fazem parte da Comissão de Ética da Câmara ao dizer que, caso fossem favoráveis à votação de abertura de um processo contra ele, acataria a solicitação de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff (PT).
"Ele estava claramente chantageando. Não aceitamos a chantagem. No mesmo dia em que anunciamos que votaríamos pela admissibilidade das investigações contra ele, Eduardo Cunha dá seguimento ao impeachment", disse à coluna o deputado e vice-líder do PT, Paulo Teixeira.
Procurado pelo jornal, o presidente da Câmara não se pronunciou sobre o caso.