Brasil

Onda de frio no fim de semana faz Inmet emitir alerta de 'risco a saúde' para região Sul

Região sudeste ainda deve ter alguns dias de calor, antes da chegada da frente fria

share
Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 8 de agosto de 2024 às 06h24.

Uma massa de ar frio deve causar uma queda de temperatura na região Sul do país nesta quinta-feira. O frio deve atingir o Centro-Oeste e o Sudeste ao longo do fim de semana, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O alerta para esta quinta é de "perigo" para uma onda de frio que deve durar até sábado, dia 10, e pode trazer "riscos à saúde".

Durante o fim de semana, o Inmet espera que os estados de Santa Catarina e o Rio Grande do Sul tenham registros de neve durante a partir dessa sexta-feira.

No Rio de Janeiro, a previsão é de uma quinta-feira com nuvens, com máxima de 35ºC e mínima de 18ºC. Em São Paulo o panorama é semelhante, mas as temperaturas devem atingir até 30ºC.

Veja os alertas emitidos

O Inmet emitiu um alerta de onda de frio com a cor laranja, que significa "perigo", com risco à saúde, para os estados do Sul. A previsão é de que a temperatura fique 5ºC abaixo da média pelos próximos dias.

Os outros alertas, em amarelo, indicam "perigo potencial". O aviso de declínio de temperatura, nesta quinta, deve afetar os estados de São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Nas capitais, as temperaturas mínimas serão de 18º, 24º, 16ºC, 15ºC, 16º e 12ºC, respectivamente.

Já o aviso de tempestade afetará Santa Catarina e Paraná. O Inmet prevê chuva entre 20 e 30 mm/h, ventos intensos e queda de granizo.

Veja a previsão para outros estados

Para o Sudeste, a previsão é de um tempo nublado, com temperaturas que devem variar entre 35ºC e 14ºC. O mesmo está previsto para a região central nesta quinta-feira.

Em grande parte do Nordeste e do Norte do país, o Inmet prevê chuvas ao longo do dia. Nas capitais do litoral, as máximas ficarão em torno de 28ºC. Boa Vista, Macapá e Belém enfrentarão mais calor, com máximas de 33ºC, 35ºC e 34ºC, respectivamente.

 

Acompanhe tudo sobre:Clima

Mais de Brasil

Eleições nos EUA: Haddad diz que Brasil nunca teve dificuldade de lidar com republicanos

Governo pede esclarecimentos do X, de Elon Musk, sobre nova política para treinar IA

Reforma Tributária: plano de trabalho prevê audiências até meados de novembro

Apoio de Lira a proposta que limita decisões de ministros é interpretado como formalidade no STF