Brasil

Mujica anuncia viagem ao Brasil mas descarta ir ao Senado

"Lula me falou, sim, sobre o que é a política brasileira. A política no Brasil é feroz", afirmou José Mujica


	O presidente do Uruguai, José Mujica, se recusou a comparecer ao Senado brsileiro após polêmica sobre sua recente biografia autorizada
 (Ueslei Marcelino/Reuters)

O presidente do Uruguai, José Mujica, se recusou a comparecer ao Senado brsileiro após polêmica sobre sua recente biografia autorizada (Ueslei Marcelino/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de julho de 2015 às 14h37.

O ex-presidente do Uruguai José Mujica viajará em breve ao Brasil, mas descartou comparecer ao Senado brasileiro, depois de uma polêmica causada por sua recente biografia autorizada.

"Vou ao Brasil e vou a uma conferência com Lula dentro em pouco", declarou em entrevista ao programa "En Perspectiva", sem dar detalhes do compromisso.

"Uma ovelha negra no poder", a biografia autorizada de Mujica e escrita por Andrés Danza e Ernesto Tulbovitz, lançada em maio passado, narra detalhes sobre uma conversa entre o líder uruguaio e o ex-presidente brasileiro em que Lula afirmou que, durante sua gestão, teve de "lidar com muitas coisas imorais e chantagens (...) e que essa era a única forma de governar o Brasil".

As declarações relacionadas ao escândalo do Mensalão ganhou repercussão na imprensa brasileira e, em junho, a Comissão de Relações Exteriores do Senado aprovou o pedido do senador Ronaldo Caiado (DEM) para convidar Mujica para falar sobre o tema.

Mujica já havia descartado falar ante o Congresso brasileiro, e nesta quinta-feira reiterou sua posição.

"Lula me falou, sim, sobre o que é a política brasileira. A política no Brasil é feroz", afirmou.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaJosé MujicaLuiz Inácio Lula da SilvaPersonalidadesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos TrabalhadoresSenadoUruguai

Mais de Brasil

Justiça suspende concessão de escolas do governo de SP

Parlamento da Venezuela pedirá que Celso Amorim seja declarado 'persona non grata'

Bolsonaro se reúne com senadores do PL para selar apoio a Alcolumbre para a sucessão