Brasil

Lula diz que vai recriar Ministério da Segurança Pública

Lula destacou ainda a necessidade de aumentar o controle sobre a venda de armas

Foco será combate ao tráfico de armas e drogas na fronteira (Heuler Andrey/Getty Images)

Foco será combate ao tráfico de armas e drogas na fronteira (Heuler Andrey/Getty Images)

share
AB

Agência Brasil

Publicado em 20 de outubro de 2022 às 16h25.

Última atualização em 20 de outubro de 2022 às 17h42.

O candidato do PT à Presidência, Luiz Inácio Lula da Silva, disse hoje, 20, que pretende criar o Ministério da Segurança Pública com foco no combate ao tráfico de armas e drogas na região de fronteira. “Nós vamos ter que construir policiais especiais, uma nova polícia nacional que possa dar conta do recado”, disse à imprensa no Rio de Janeiro.

Lula destacou ainda a necessidade de aumentar o controle sobre a venda de armas. “Nós, com o Ministério da Segurança, vamos estabelecer um novo padrão de controle. Não é possível que a gente não tenha nenhum controle das armas que são vendidas nesse país”, acrescentou.

Segundo ele, as medidas que facilitaram o acesso a armas e munições nos últimos anos acabaram beneficiando as organizações criminosas. “O que nós estamos vendo é o narcotráfico se preparando, se modernizando, com autorização do governo, para poder enfrentar não só a polícia, mas a tranquilidade da sociedade brasileira”, enfatizou.

O candidato defendeu ainda mudanças na atual legislação sobre drogas para evitar a criminalização de usuários. “Nós temos que aperfeiçoar as leis de drogas que foram feitas em 2008 e 2009 para que fique claro que usuário precisa de tratamento, de recuperação, de centros de excelência”, disse.

Emprego

Lula disse que como medida para conter o desemprego pretende retomar obras que ficaram paralisadas após a saída do PT do governo, com o impeachment de Dilma Rousseff em 2016. “Tem quase 13,4 mil obras que ficaram pela metade porque a Dilma foi cassada com um golpe. E essas obras precisam ser retomadas com uma certa urgência. Como essas obras já tinham o projeto, já tinham a licença ambiental, é só a gente começar a tocar essas obras e acertar com os empresários que ganharam a licitação que os trabalhadores têm que ser contratados nas comunidades onde essas obras vão ser feitas”, disse.

Clique aqui e confira a agenda dos candidatos ao segundo turno.

Leia também:

Acompanhe tudo sobre:Luiz Inácio Lula da SilvaMinistério da Segurança PúblicaPT – Partido dos TrabalhadoresTráfico de drogas

Mais de Brasil

Ciclone extratropical: fenômeno provoca tempestades no Brasil nesta quarta; entenda e veja previsão

Eleições nos EUA: Haddad diz que Brasil nunca teve dificuldade de lidar com republicanos

Governo pede esclarecimentos do X, de Elon Musk, sobre nova política para treinar IA

Reforma Tributária: plano de trabalho prevê audiências até meados de novembro