Brasil

Descobrimento do Brasil: 22 de abril é feriado?

A data do descobrimento do Brasil nem sempre foi esta. Por três séculos, durante o período colonial, ela foi marcada pelo dia 3 de maio

Caravela: o Brasil foi avistado pelos portugueses em 22 de abril de 1500 (cokada/Getty Images)

Caravela: o Brasil foi avistado pelos portugueses em 22 de abril de 1500 (cokada/Getty Images)

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 19 de abril de 2023 às 19h13.

Última atualização em 19 de abril de 2023 às 19h20.

Apesar de ser um marco importante na história do país, o dia 22 de abril não é um feriado nacional. A data do descobrimento do Brasil nem sempre foi esta. Por três séculos, durante o período colonial, ela foi marcada pelo dia 3 de maio. Tudo mudou com a vinda da família real portuguesa ao Brasil, em 1808.

Na bagagem, eles trouxeram um documento que mudaria tudo: a carta de Pero Vaz de Caminha, o escrivão da frota de Pedro Álvares Cabral. O escrito, que ficou sem grande importância até então, foi descoberto por um padre e publicado pela primeira vez em 1812. O manuscrito narra o avistamento das terras brasileiras no dia 22 de abril de 1500.

Com a Proclamação da República, o dia 3 de maio voltou a ser celebrado e se tornou feriado nacional. A situação só mudou em 1930 com um decreto de Getúlio Vargas em que atualizou a lista de feriados e excluiu o 3 de maio.

Dia 21 de abril é feriado?

Diferentemente do 22 de abril, o dia 21 é comemorado o Dia de Tiradentes, data que faz referência à morte do mineiro Joaquim José da Silva Xavier, mais conhecido na história nacional como Tiradentes. Ele foi o líder da Inconfidência Mineira, uma maiores revoltas para a independência do Brasil.

A data é um feriado nacional comemorado no Brasil desde 1965. Cidades mineiras, como São João del Rei e Ouro Petro, realizam celebrações em memória ao inconfidente no dia 21 de abril.

Acompanhe tudo sobre:HistóriaIndígenas

Mais de Brasil

Leilão do Lote Leste de concessão de escolas de SP recebe três propostas

Brasil volta a condenar embargo econômico contra Cuba

PF conclui que houve falhas 'evidentes' da Secretaria de Segurança do DF no 8 de Janeiro

Escolha de Lira, Hugo Motta rejeita anistia a envolvidos no 8 de janeiro na sucessão