Brasil

CMPI do 8 de janeiro: PL oficializa indicação do nome de André Fernandez

Comissão deve ser instalada na próxima semana; quatro partidos oficializam nomes dos membros

share
Izael Pereira
Izael Pereira

Reporter colaborador, em Brasília

Publicado em 10 de maio de 2023 às 14h06.

Última atualização em 10 de maio de 2023 às 14h44.

O PL enviou ofício ao presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), nesta terça-feira, 8, no qual oficializou o nome do deputado André Fernandes (PL-CE) como um dos que representará o partido na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de janeiro, segundo apurou a EXAME.

Leia mais: CPMI do 8 de janeiro: quem são os cotados para presidir e compor a comissão?

Fernandes é autor do pedido de abertura da CPMI e é investigado no inquérito do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre os atos de vandalismo ocorridos em 8 de janeiro. O partido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o PT, chegou a afirmar, quando declarou apoio à abertura da comissão, que queria o deputado como investigado -- e não participante -- por entender que haveria conflito de interesses por ele ser investigado no inquérito que corre no STF.

Além de Fernandes, o PL também indicou os nomes dos deputados Delegado Ramagem (PL-RJ) e Eduardo Bolsonaro (PL-SP) como titulares.

Como suplentes foram indicados:

  • Pastor Marcos Feliciano (PL-SP),
  • Felipe Barros (PP-PR),
  • Nikolas Ferreira (PL-MG).

CPMI: composição no Senado

No Senado, o bloco “Aliança”, de oposição ao governo do presidente Lula, indicou quatro senadores para as vagas destinadas ao PP e ao Republicanos. A lista inclui os senadores Esperidião Amin (PP-PR) e Damares Alves (Republicanos-DF), que serão titulares, além de Luiz Carlos Heinze (PP-RS) e Cleitinho Azevedo (Republicanos-MG), que serão suplentes.

Na divisão dos 32 assentos da comissão, o bloco Aliança ficou com um total de duas vagas. Para que a CPMI seja efetivamente instalada, será necessário que sejam apresentados pelo menos 17 nomes, ou seja, a metade mais 1 dos 32 membros que devem compôr o colegiado.

O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), líder do governo no Congresso Nacional, disse nesta terça-feira, 8, que a CPMI deve ser instalada no próximo dia 17. Ele voltou a afirmar na manhã de hoje que a comissão deve ser instalada na semana que vem.

Até o momento, no entanto, apenas PL, PP, PSB e Republicanos oficializam os nomes dos seus parlamentares que irão participar da Comissão.

Pelo PSB, partido da base do governo, foi oficializado o nome do deputado Duarte Júnior (-MA), como titular, e Gervásio Maia (SP).

O PT, que terá direito a até 5 cadeiras, apurou a reportagem, nem mesmo decidiu ainda quem serão os indicados. O União Brasil também não oficializou as indicações.

Acompanhe tudo sobre:CPMI do 8 de janeiroCongressoArthur LiraLuiz Inácio Lula da SilvaGoverno LulaPL — Partido Liberal

Mais de Brasil

Eleições nos EUA: Haddad diz que Brasil nunca teve dificuldade de lidar com republicanos

Governo pede esclarecimentos do X, de Elon Musk, sobre nova política para treinar IA

Reforma Tributária: plano de trabalho prevê audiências até meados de novembro

Apoio de Lira a proposta que limita decisões de ministros é interpretado como formalidade no STF