Brasil

Renan Calheiros: Não há problema para votar orçamento

Novo presidente do Senado disse que deve se reunir com o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, para "ajustar" um calendário para apreciação da votação

 O novo presidente do Senado, Renan Calheiros (Antônio Cruz/ABr)

O novo presidente do Senado, Renan Calheiros (Antônio Cruz/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de junho de 2013 às 07h48.

Brasília - O presidente do Congresso, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), afirmou nesta segunda-feira que "não há qualquer problema" para a votação do orçamento deste ano e os vetos presidenciais por deputados e senadores. Renan disse que nesta tarde ele deve se reunir com o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), para "ajustar" um calendário para apreciação das duas matérias.

Contudo, a votação do orçamento, marcada para esta terça (19), pode ser adiada mais uma vez por causa do impasse em relação à análise dos mais de 3 mil vetos presidenciais que estão na fila do Congresso. Lideranças partidárias das duas Casas Legislativas reúnem-se no final da tarde no Palácio do Planalto com os ministros das Relações Institucionais, Ideli Salvatti; e da Advocacia-Geral da União (AGU), Luís Inácio Adams, para discutir o que fazer.

Por ora, o governo tem orientado a base aliada a esperar uma decisão quanto aos vetos para só depois analisar o orçamento de 2013. Na semana passada, o ministro da AGU pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) que reavalie a decisão do ministro Luiz Fux na qual determinava a apreciação em ordem cronológica dos vetos.

Adams enviou na semana passada ao STF uma ação pedindo que seja reavaliada uma decisão do ministro Luiz Fux determinando a votação em ordem cronológica dos vetos que estão no Congresso. A polêmica começou no final do ano passado, depois que deputados recorreram ao Supremo para evitar que o Congresso apreciasse logo o veto parcial da presidente Dilma Rousseff à lei dos royalties do petróleo.

Acompanhe tudo sobre:GovernoGoverno DilmaOrçamento federalPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosRenan CalheirosSenado

Mais de Brasil

TV Globo realiza 29 debates nesta sexta-feira; veja cidades, horário e como assistir ao vivo

Igor tem 58,1% e Eder Mauro, 33,7%, no segundo turno em Belém, diz Futura

Freire tem 54,8% e Bonavides, 39,2%, no segundo turno em Natal, diz Futura

Fernandes tem 49% e Leitão, 43%, no segundo turno em Fortaleza, diz pesquisa Ideia