Brasil

Bolsonaro tem reprovação de 50% na gestão durante pandemia, diz Datafolha

Pesquisa mostra que a insatisfação do brasileiro aumentou 17 pontos percentuais comparado ao mês de março. Já a aprovação se mantém em 27%

Datafolha: 33% acham que Bolsonaro é "muito responsável" pelo avanço da pandemia no país (Isac Nóbrega/Agência Brasil)

Datafolha: 33% acham que Bolsonaro é "muito responsável" pelo avanço da pandemia no país (Isac Nóbrega/Agência Brasil)

AO

Agência O Globo

Publicado em 29 de maio de 2020 às 08h35.

Última atualização em 29 de maio de 2020 às 09h06.

A avaliação de como o presidente Jair Bolsonaro conduz a crise na Saúde em meio à pandemia do novo coronavírus é ruim ou péssima para 50% dos entrevistados pelo Datafolha. Pesquisa divulgada nesta sexta-feira mostra que a insatisfação do brasileiro aumentou 5 pontos percentuais em relação ao mês anterior e 17 pontos percentuais comparado ao mês de março. Já a aprovação se mantém em 27%. Outros 22% classificam sua atuação como regular.

Quando analisada a responsabilidade do presidente pelo avanço da pandemia, 33% dos entrevistados o acham "muito responsável" ante 20% dos que o veem como "pouco responsável". Outros 45% dizem que o Bolsonaro "não é responsável" e 3% dizem não ter opinião.

A insatisfação de como Bolsonaro conduz a crise é maior na Região Nordeste (52%) e também entre os mais ricos (quem ganha mais de 10 salários mínimos) e mais instruídos, 62% e 57%, respectivamente.

Desempenho da Saúde em queda

O Datafolha também ouviu as pessoas a respeito do desempenho do Ministério da Saúde durante a crise. A aprovação que havia subido de 55% para 76% está agora em 45%. Para 21% é ruim ou péssimo. Outros 32% dos entrevistados acham regular e 2% não sabem.

O instituto também avaliou a performance dos governadores diante da crise sanitária e comprovou mais uma vez que governantes dos estados têm desempenho melhor do que Bolsonaro. Metade dos brasileiros classifica a atuação deles como ótima ou boa ante 25% de ruim ou péssima. Outros 24% acham reegular e 1% diz não saber.

Por Região, os governadores do Sul têm melhor avalição (68% de ótimo e bom). Os do Nordeste têm aprovação de 53% , do Norte/Centro-Oeste, 52%, e do Sudeste, 50%.

O instituto ouviu 2.069 pessoas no início da semana (25 e 26 de maio). A margem de erro é de dois pontos para mais ou menos.

Acompanhe tudo sobre:CoronavírusDatafolhaJair Bolsonaro

Mais de Brasil

Igor tem 58,1% e Eder Mauro, 33,7%, no segundo turno em Belém, diz Futura

Freire tem 54,8% e Bonavides, 39,2%, no segundo turno em Natal, diz Futura

Fernandes tem 49% e Leitão, 43%, no segundo turno em Fortaleza, diz pesquisa Ideia

Melo tem 64,6% e Rosário, 30,2%, no 2º turno em Porto Alegre, diz Futura