Brasil

Auxílio-doença pode ser solicitado em 2,6 mil agências dos Correios; saiba como

A solicitação do auxílio-doença será feita por meio do Atestmed, no Balcão Cidadão, através dos Correios

share
Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 16 de outubro de 2024 às 09h38.

Última atualização em 16 de outubro de 2024 às 09h43.

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e os Correios expandiram a parceria que possibilita aos segurados solicitarem o benefício por incapacidade temporária através do Atestmed no Balcão Cidadão, disponível em 2,6 mil agências dos Correios em todo o Brasil.

Hoje, o serviço é oferecido por 1,6 mil agências do INSS, além do aplicativo da instituição na internet e da Central 135.

A medida foi formalizada, nesta segunda-feira, pelos presidentes do INSS e dos Correios, Alessandro Stefanutto e Fabiano Silva dos Santos, respectivamente. Até então, havia apenas um programa piloto, que se restringia a duas capitais do Nordeste: Fortaleza (CE) e Aracaju (SE).

Por que o auxílio-doença pode ser solicitado nos Correios?

A parceria visa a dar mais agilidade às concessões de auxílio-doença com até 180 dias de afastamento. Com o Atestmed, é possível receber o benefício sem passar por perícia médica presencial.

Como solicitar o auxílio-doença pelos Correios?

  • Os segurados poderão fazer o requerimento do Atestmed diretamente nas agências dos Correios, onde o funcionário vai digitalizar a documentação e inserir diretamente no sistema do INSS.
  • O usuário poderá, ainda, dar entrada ao pedido pelo telefone 135 e finalizar o processo em uma agência da estatal. Neste caso será dado um prazo de cinco dias para que a pessoa apresente a documentação exigida.

Quanto tempo demora para a solicitação do auxílio-doença ser aprovada?

Alessandro Stefanutto disse que, atualmente, os benefícios estão sendo analisados em até 15 dias. Com ampliação do acordo com os Correios, será mais fácil acessar o serviço.

"Nossos segurados que não têm acesso a internet e encontram dificuldade em fazer o requerimento pelo aplicativo, terão mais essa comodidade: serem atendidos mais próximo de casa", disse o presidente do INSS.

Já o presidente dos Correios ressaltou que a empresa está presente em todas as cidades do Brasil.

"A parceria entre Correios e INSS beneficia milhões de brasileiras e brasileiros e é um exemplo claro de como duas instituições públicas, com histórias e missões complementares, podem trabalhar juntas para promover a cidadania e melhorar a qualidade de vida da população brasileira", afirmou Fabiano Santos.

A solicitação de benefício por incapacidade temporária representa 78,66% dos benefícios concedidos, segundo o governo federal.

De julho de 2023, quando o Atestmed foi reformulado, até setembro de 2024, foram realizados 4.055.181 requerimentos via Atestmed. Desse total, 2.034.867 foram concedidos.

Acompanhe tudo sobre:CorreiosINSS

Mais de Brasil

Padilha diz que Lula não perdeu consciência após queda e está 'muito ativo'

Governo divulga primeira imagem de Lula em reunião após acidente doméstico no Palácio da Alvorada

Terceira fase do Acordo Paulista começa hoje e deve renegociar R$ 50 bilhões em dívidas de empresas

Léo Moraes tem 54,3% e Mariana Carvalho, 36,8%, no segundo turno em Porto Velho