Brasil

70% da Câmara não concorda com a forma de Dilma governar

Pesquisa mostra que mais da metade dos deputados reprova o governo de Dilma e avalia a relação entre Executivo e Legislativo como ruim ou péssima


	Plenário da Câmara dos Deputados: seis em cada dez deputados avaliam a relação entre Executivo e Legislativo como ruim ou péssima
 (Wilson Dias/Agência Brasil)

Plenário da Câmara dos Deputados: seis em cada dez deputados avaliam a relação entre Executivo e Legislativo como ruim ou péssima (Wilson Dias/Agência Brasil)

Rita Azevedo

Rita Azevedo

Publicado em 14 de julho de 2015 às 06h00.

São Paulo – Cerca de 70% dos deputados não concordam com a forma como Dilma Rousseff governa o país. A conclusão faz parte de uma pesquisa mensal feita pela consultoria política Arko Advice. 

A rejeição de Dilma na Câmara tem aumentado desde o início do ano. Em fevereiro, quando o levantamento começou a ser feito, pouco mais de 63% dos parlamentares disseram não aprovar o governo atual.

"A evolução da Operação Lava Jato e a piora dos indicadores econômicos fizeram com que uma relação que não andava muito bem azedasse de vez", diz Cristiano Noronha, analista sênior da Arko Advice e um dos responsáveis pela pesquisa. "A falta de comunicação com a base aliada também acabou prejudicando a imagem de Dilma". 

Seis em cada dez deputados avaliam a relação entre Executivo e Legislativo como ruim ou péssima. Questionados sobre como estará o relacionamento entre os dois poderes nos próximos três meses, 72% dos deputados disseram acreditar que a relação vai se manter como está ou poderá piorar. 

O levantamento ouviu 100 deputados federais de 23 partidos políticos - distribuídos conforme a representatividade de cada sigla na Câmara - entre os dias 30 de junho e 3 de julho. 

Acompanhe tudo sobre:Câmara dos DeputadosGoverno DilmaPolítica no Brasil

Mais de Brasil

Nunes tem 51,2% e Boulos, 40,7%, no segundo turno em SP, diz Paraná Pesquisas

Nunes tem 50% e Boulos, 41%, no segundo turno em SP, aponta Real Time Big Data

Mabel tem 50% e Fred, 46%, no segundo turno em Goiânia, diz Real Time Big Data

Igor tem 59% e Éder Mauro, 34%, no segundo turno em Belém, diz Real Time Big Data