EXAME Agro

Apoio:

LOGO TIM 500X313

Pedidos de recuperação judicial no agronegócio crescem 529% no 2º trimestre; Mato Grosso lidera

Clima incerto, alta da Selic, queda no preço das commodities e aumento nos custos de produção impactaram renda do produtor rural, afirma Serasa Experian

César H. S. Rezende
César H. S. Rezende

Repórter de agro e macroeconomia

Publicado em 25 de outubro de 2024 às 09h01.

Os pedidos de recuperação judicial entre os produtores rurais pessoa física no Brasil cresceram 529% no segundo trimestre deste ano, totalizando 214 solicitações,mostra levantamento da Serasa Experian divulgado nesta sexta-feira, 25. No mesmo período de 2023, o número de solicitações era de apenas 34.

Segundo Marcelo Pimenta, head de agronegócio da Serasa Experian, fatores como clima incerto, a alta da Selic, a queda nos preços das commodities e o aumento dos custos de produção impactaram negativamente a renda dos produtores rurais, afetando sua estabilidade financeira.

"Apesar do aumento expressivo, é importante lembrar que o número absoluto de solicitações ainda é pequeno, considerando que cerca de 1,4 milhão de produtores tomaram crédito rural nos últimos dois anos", pondera Pimenta.

Ele também destaca que a concentração de recuperações judiciais em Mato Grosso e Goiás, principais produtores de soja e milho no Brasil, tem gerado pessimismo entre os credores que começaram a atuar nessas regiões recentemente.

A pesquisa da Serasa também aponta que arrendatários de terras e grupos econômicos ou familiares relacionados ao agronegócio lideram os pedidos de recuperação judicial, com 99 solicitações. "Para esses produtores, que já possuem compromissos financeiros mais elevados, o cenário é ainda mais desafiador diante das condições econômicas adversas", afirma Pimenta.

Pequeno e médio produtor rural

Segundo a Serasa Experian, os pequenos proprietários rurais registraram 44 solicitações de recuperação judicial, seguidos pelos grandes produtores, com 36 pedidos, e pelos médios, com 35 requisições — os números revelam que as dificuldades financeiras estão afetando produtores de diferentes portes no setor agrícola.

Os estados com maior concentração de pedidos de recuperação judicial foram Mato Grosso, com 57 solicitações, e Goiás, com 54. Outras regiões também se destacaram nesse cenário, como Minas Gerais, com 35 pedidos, Mato Grosso do Sul, com 23, e Paraná, que registrou 12 solicitações.

Acompanhe tudo sobre:AgriculturaRecuperação JudicialCrédito ruralAgronegócioSerasa Experian

Mais de EXAME Agro

Produtor de cebola é investigado como origem de surto de bactéria do McDonald's

Mato Grosso aprova lei que corta benefícios fiscais de empresas que aderem à moratória da soja

Brasil simplifica importação de trigo da Argentina e acelera processo de abastecimento para moinhos

CMN autoriza renegociação de crédito rural no Rio Grande do Sul